janeiro 03, 2005

Marcos 1.16-20

Curiosamente, Marcos dá-nos registo de chamada a apenas cinco dos doze apóstolos. São eles Simão e André, Tiago e João, e Levi, isto é, Mateus. Exclui Filipe e Natanael que o Evangelho de João regista.
Quando somos ensinados a respeito da chamada dos discípulos, mais tarde apóstolos, fica-se com a ideia que a chamada se dá em bloco. De facto, nem todos os discípulos foram chamados pelo Mestre na mesma altura. Há episódios diferenciados no tempo. Não devemos surpreender-nos quando um grupo mais íntimo de discípulos emerge naturalmente em certos cenários. Eles: Pedro, André, Tiago e João, foram os primeiros discípulos escolhidos e partilharam da experiência física de estar com O Mestre mais tempo que qualquer um dos outros, embora o Evangelho de João nos relate que o encontro de Filipe e Natanael tenha ocorrido no dia seguinte à chamada de Pedro e André, Tiago e João (João 1.43). Quando era criança, surpreendia-me como os discípulos seguiram Jesus logo que Ele os chamou; ficava com a ideia que tudo era muito "mágico". Sabemos que há encontros que antecedem a chamada difinitiva de Jesus aos seus discípulos, pelos menos a alguns; o mesmo terá acontecido com os outros. Levi, por exemplo, cujo registo de chamada só não aparece no Evangelho de João, os demais Evangelhos o incluem, não terá deixado a "repartição de finanças" de Cafarnaum sem apresentar demissão do cargo, até porque o homem deveria ter contas para apresentar. Não restam dúvidas de que Mateus já havia sido contactado ou influenciado pelo Mestre anteriormente, tal como os demais apóstolos, tendo em conta que pelo menos dois deles eram anteriormente discípulos de João, o Baptista.
Todos os registos de chamada, feito aos discípulos, deixam transparecer uma evidência que jamais se nos deve escapar - Todos os discípulos foram chamados quando estavam no seu local de trabalho! O que podemos aprender com esta evidência? Este método de Deus já vem de longe. A maioria dos profetas foram resgatados a um contexto laboral! A chamada do profeta Eliseu, por exemplo, sempre me impressionou pela realidade do momento, pela oportunidade da ocasião. O chavão:-"Deus chama pessoas ocupadas", cumpriu-se claramente na vida daqueles que receberam de Jesus a ordem "ide por todo o mundo e pregai O Evangelho a toda a criatura". Não creio que O Senhor da Seara use método diferente para chamar a Si os "apóstolos do nosso tempo".